
Prevenção e cuidado da superfície corneal
O que é a córnea?
A córnea é a estrutura do olho que permite a passagem de luz desde o exterior ao interior do olho. Desta forma, protege a íris e o cristalino. Para o seu correto funcionamento, deve manter a transparência e a curvatura adequada. A córnea está formada por diferentes capas, onde a mais exterior é o epitélio corneal.
Função da córnea
A córnea caracteriza-se por ser um dos componentes mais importantes do sistema ocular. Funciona como um escudo protetor para os olhos, bloqueando os raios UV, controlando a entrada de agentes externos e de luz. Este cristal é também responsável pela captação de luz, que posteriormente é transformada em imagens através do sistema ocular.
A importância de uma cicatrização da córnea depois de uma cirurgia
Depois de uma cirurgia na superfície ocular (catarata, refrativa, lasik,…) a córnea vê-se afetada por uma incisão ou corte. Para restaurar a córnea será necessário a utilização de colírios anti-inflamatórios e cicatrizantes para além do antibiótico. A associação do ácido hialurónico de alto peso molecular e a heparina oftálmica conseguem uma correta cicatrização sem alterar a visão.
Lesões da córnea
A superfície corneal, ao ser a parte mais exterior e de barreira do olho pode sofrer lesões corneais, podendo ser:
-
Queratite: inflamação da córnea.
-
Escoriações: inclui arranhões ou raspões na superfície da córnea produzindo úlceras ou erosões.
-
Lesões químicas: causadas por líquidos que entram em contato com o olho.
-
Problemas com as lentes de contato: uso excessivo, má adaptação ou sensibilidade às soluções de cuidados de lentes.
-
Corpos estranhos: exposição a areia ou pó no olho.
-
Lesões ultravioleta: causadas por luz solar, lâmpadas de sol, reflexos da neve ou da água, soldaduras.
Desta forma, depois de operações que afetam a superfície corneal como cataratas ou cirurgia refrativa (LASIK ou PRK) produz-se uma alteração da superfície corneal, com dano no epitélio.
Conselhos para o cuidado da córnea
Conselhos para evitar lesões da córnea e possíveis complicações:
Utilização de óculos de sol para a proteção da córnea dos raios UV.
Utilização de óculos de proteção para a realização dos trabalhos em que haja desprendimento de partículas que podem danificar os olhos (jardinagem, carpintaria, uso de radiantes).
Especial cuidado com a utilização de detergentes e/ou líquidos de limpeza de lar que ao conterem produtos químicos podem danificar a córnea e entrarem em contato com o olho.
Proteção dos olhos com chapéus ou viseiras.
Horas recomendadas de utilização de lentes de contato, evitar usar as lentes de contato mais tempo que o prescrito pelo seu oftalmologista ou optometrista.
Evitar dormir com lentes de contato.
Lembre-se que em caso de se produzir uma lesão corneal deverá recorrer de forma imediata ao seu oftalmologista para ser avaliado.