A pálpebra também intervém na saúde ocular

Cuidado da pálpebra

As pálpebras são as dobras cutâneas móveis que cobrem a parte anterior do olho e cuja função principal é a proteção do glóbulo ocular.

Na borda das pálpebras nascem as pestanas e é a zona onde se encontram as Glândulas de Meibomio.

Um bom cuidado da pálpebra é importante para prevenir as doenças associadas a esta parte da zona periocular. Para poder prevenir a aparição destas doenças, alguns dos conselhos a seguir são:

  • Desmaquilhagem diária da zona palpebral com produtos específicos como toalhitas de limpeza da zona ocular.
  • Uso de geles e/ou cremes hidratantes, descongestivos e antioxidantes.
  • Utilização de óculos de sol com proteção UV para evitar a oxidação da pele da pálpebra e a aparição de rugas.
  • Evitar esfregar a zona palpebral com as mãos em caso de ardor para não irritar a pele e realizar micro feridas. Utilização de cremes específicos nestes casos.
  • Maquilhagem com produtos hipoalergénicos e específicos.
DOENÇAS ASSOCIADAS ÀS PÁLPEBRAS

Principais funções das pálpebras

Manter a película lacrimal

A função da película lacrimal é proteger o olho de influências externas e manter a saúde da córnea e da conjuntiva.

  1. Função ótica devido a manter uma superfície corneal oticamente uniforme.

  2. Função mecânica com a lavagem de restos celulares, substâncias estranhas, da córnea e do saco conjuntival, e lubrificação da superfície.

  3. Nutrição para a córnea

  4. Função antibacteriana

A película lacrimal está formada por 3 capas de diferente composição. A capa interior ou mucínica, a capa intermédia ou aquosa e a capa externa ou lipídica. A capa lipídica forma-se graças às secreções das glândulas de Meibomio, situadas nas pálpebras. Estas glândulas são umas glândulas sebáceas que segregam os lípidos que farão parte da capa externa da lágrima.

Proteção

As pálpebras fecham-se para proteger o olho, sendo um reflexo quando algo se aproxima do globo ocular. Por isso, quando existe uma lesão na superfície do olho um dos sintomas mais constantes é a tendência a ter o olho fechado. É curioso o quão bem coordenadas estão as pálpebras para estarem abertas o suficiente para vermos, e o resto do globo ocular que está por cima ou por baixo da córnea manterem-se tapados. Quando olhamos para baixo, a pálpebra superior segue o movimento do olho, para que não fique descoberta a parte superior. E a pálpebra inferior faz o mesmo (em menor medida) quando olhamos para cima.

Limpeza das pálpebras

Os objetivos da correta limpeza das pálpebras são os seguintes:

  1. Limpar as crostas e secreções.

  2. Evitar lesões na córnea.

  3. Profilaxia anti-infeciosa

  4. Manutenção e melhoria do bem-estar

  5. Desmaquilhante

A limpeza das pálpebras pode ser realizada de diferentes formas, sendo a mais cómoda, a limpeza com o uso de toalhitas individuais especiais.

Para o correto uso das toalhitas, estas devem ser utilizadas de  forma individual em cada um dos olhos, nunca aproveitando a mesma toalhita para ambos os olhos.

Para a higiene das pálpebras e pestanas deve fechar um dos olhos e aplicar a toalhita impregnada sobre os mesmos, realizando uma pequena massagem com movimentos circulares para realizar uma limpeza correta, retirando e arrastando os resíduos da zona. Repetir a ação no outro olho com o uso de uma nova toalhita.

Para a higiene da margem palpebral, coloque-se em frente a um espelho, com a ajuda do dedo indicador, deslizar a pálpebra inferior para baixo para que fique a descoberto a parte interior da conjuntiva palpebral.

Enrolar a toalhita impregnada e passá-la suavemente pela margem palpebral várias vezes tendo em atenção para não roçar a superfície ocular com a toalhita. Repetir a ação com uma nova toalhita no outro olho caso seja necessário.