A degenerescência macular associada à idade (DMI) é uma das principais causas de perda de visão em pacientes de idade avançada

O que é a DMI?

A Degenerescência Macular Associada à Idade (DMI) é uma doença degenerativa ocular que afeta a zona central da retina ou mácula. Favorece uma deterioração progressivo das células do epitélio da retina que provoca visão central turva.

¿Qué es la DMAE?

Afeta principalmente pessoas em idades avançadas. Contudo, foram descritos vários fatores de risco para a DMI:

  • Tabagismo

  • Hipertensão

  • Obesidade

  • Diabetes

  • Pré-disposição genética

Existem 2 tipos de DMI

  • DMI SECA ou ATRÓFICA

    Afeta 80% dos pacientes e caracteriza-se por uma evolução lenta e progressiva. A formação e acumulação de depósito lipídicos ou drusas na zona vão atrofiando a mácula e faz com que o paciente perca lentamente visão na zona central do seu campo visual.

  • DMI HÚMIDA ou EXSUDATIVA

    Caracteriza-se pelo crescimento de novos vasos sanguíneos de paredes muito finas, que acabam por filtrar os fluídos e sangue da mácula. Estes vasos sanguíneos provocam uma rápida perda de visão.

Onde se encontra a mácula?

A mácula está localizada no centro da retina. É o tecido mais sensível à luz e está situado no fundo do olho. A retina converte imediatamente a luz em impulsos elétricos e envia estes impulsos, ou sinais nervosos, ao cérebro, que nos forma a imagem.

A mácula é a responsável pela visão central e visão detalhada. E, portanto, de atividades tão frequentes como ler, conduzir, ver televisão ou outro tipo de ecrãs (telemóveis, tablets, computadores…).

Sintomas DMI

Trata-se de uma doença que apresenta uma série de sintomas visuais que se podem detetar. As linhas retas podem parecer curvadas, a estimativa de distâncias pode ser alterada e pode haver uma maior sensibilidade à luz.

Numa fase inicial pode existir visão turva na parte central do campo de visão, e em fases mais avançadas pode vir acompanhada de uma mancha negra, podendo aumentar de tamanho quanto maior for o tempo de evolução da patologia.

A doença costuma começar num olho, ainda que acabe por afetar os dois. Motivo pelo qual o paciente não é consciente do problema visual até que tenha chegado a um desenvolvimento avançado de degeneração macular.

DMAE-degeneracion

A DMI não se pode prevenir porque está associada ao envelhecimento. Contudo, ao observar-se uma maior incidência em fumadores e pessoas com antecedentes familiares, podem ser tomadas medidas para atrasar o seu aparecimento.

A DMI não se pode prevenir, contudo, ter uma dieta saudável, não fumar e efetuar revisões oculares a partir de certa idade ajudará a atrasar o seu aparecimento

AUTO-AVALIAÇÃO: PROVA ORIENTATIVA

Conselhos para prevenir e atrasar o progresso da DMI

  • Realizar uma dieta saudável, rica em substâncias antioxidantes (como vitamina C) e em ácidos gordos Omega 3(EPA e DHA).

  • Ingestão de suplementos alimentares ricos em azeites gordos Omega 3 (EPA e DHA), antioxidantes, vitaminas, minerais e carotenos.

  • Deixar de fumar. O tabaco aumenta consideravelmente o risco de desenvolver DMI.

  • Evitar a obesidade.

  • Pressão arterial controlada. A hipertensão arterial, assim como as doenças cardiovasculares são fatores de risco.

  • Utilização de óculos de proteção solar. As radiações solares aumentam o risco de aparecimento de DMI.